Dica: Experimente primeiro as atividades sem custo algum. O jogo não apresenta propagandas. Se vocês gostarem (e acreditamos que vão adorar), oferecemos a compra dos cursos de acordo com o seu interesse e o da criança.
Apresenta atividades diferentes e dinâmicas que devem auxiliar no aprendizado do ensino fundamental, com especial foco na alfabetização da criança. O primeiro módulo serve de mais uma forma para se apresentar letras, conceitos e convenções relacionados com a escrita e leitura.
Começando com 3 atividades diferentes na letra A e incrementando a lista ao longo do alfabeto no primeiro módulo. Todas as letras ganham palavras novas para trabalhar nas atividades. As partes foram planejadas para dar um reforço positivo às crianças durante o aprendizado e incentivar a continuação do uso, para que elas queiram continuar aprendendo. Utilizamos as letras, mas conforme o conteúdo vai crescendo, as sílabas e os sons também são apresentados e trabalhados nas atividades.
Dependendo da idade da criança, pode ser necessário maior ou menor acompanhamento dos responsáveis durante as sessões. O acompanhamento é principalmente para ajudar a dar contexto e explicar algo que não fez sentido pra criança, mas o próprio jogo utiliza bastante os sons e narração para ajudar a passar esses conceitos e em grande parte não precisar de tanta ajuda externa.
Para crianças mais novas, como 3, 4 ou 5 anos... Elas podem jogar e ter alguns conceitos apresentados antes para elas, isso é até recomendado, desde que elas ainda sintam que estão se divertindo e aproveitando o conteúdo. Crianças nessa faixa etária não precisam ter o conteúdo de forma forçada para elas, mas será muito benéfico enquanto estiverem se divertindo. É melhor manter a parte lúdica com elas, por isso, o acompanhamento mais próximo de um responsável pode ser necessário para ajudar com mecânicas e no entendimento, ou mesmo resolvendo algumas questões mais complicadas para facilitar o jogo e manter a diversão delas por mais tempo. Mais pra frente, é possível criar outros monstrinhos e repetir o conteúdo, cada vez com menos suporte.
Já crianças com 6 ou 7 anos podem conseguir jogar sem ajuda e supervisão de um adulto dependendo do quanto já conhecem, mas ainda assim é recomendado que um adulto esteja por perto para auxiliar caso a criança precise de ajuda ou de mais explicações em algumas das atividades. Também não recomendamos que se passe tempo demais no jogo em cada sessão, já que bastante conteúdo é apresentado no jogo.
E dividir o aprendizado no tempo, ajudará a criança a gostar mais da experiência e absorver melhor o conteúdo. Nas primeiras letras pode ser mais rápido, mas será muito comum que se leve mais de meia hora por cada letra depois da letra D no curso do alfabeto. Mesmo que a criança tenha facilidade ou já conheça um pouco do conteúdo pode acabar desinteressando a criança se as sessões forem muito longas.
Na criação deste jogo, foram utilizadas diversas imagens do site FreePik. Recomendo muito o site e suas criações, sendo que estas são as principais atribuições que posso fazer a eles por toda a ajuda no desenvolvimento deste aplicativo que me deram, em especial aos usuários: freepik, macrovector, vector_corp, vextok e brgfx.